segunda-feira, maio 21, 2007

Olivença

Hoje vou falar-vos sobre as milícias que sobrevivem no interior das serras de Olivença, região Portuguesa que está sob controlo dos Espanhóis, ilegalmente.
São as FNLO ( Frente Nacional de Libertação de Olivença ) e têm armamento próprio e dizem-se, bem armados e preparados para o pior e reconquistar Olivença.
Durante o dia quente que passámos em Olivença, várias vezes conseguimos avistar os rebeldes bem no coração do mato denso e quase impenetrável, aquando da subida de um ou outro rebelde, nos rochedos mais altos, para reportar ao comando na central. São as FNLO, homens decididos em reaver o que é noSSo.
Ninguém sabe onde é esse comando, nunca foi descoberto, mas as FNLO já fizeram vários raptos, reivindicando logo em seguida, em troca da devolução do território.
Durante o mês de Abril, perderam terreno em relação aos espanhóis, que descobriram um dos seus abrigos, queimando todo o material de sobrevivência, mas a luta nunca acabará, pelo menos até Olivença regressar ao noSSo poder.
" Quem nasce em Olivença, tem BI Português! " , diz um dos noSSos contactos da FNLO, e vai mais longe , " Não posso com os espanhóis! " , remata em seguida, Fausto Antunes.
O que é certo, é que Olivença, oficialmente é noSSo, só que nunca foi devolvido, enfim, coisas que acontecem...
Existiram alguns avanços, desde o famoso dia 12 de Setembro de 2005, quando foi capturado um inspector da Guardia Nacional espanhola, que foi utilizado como moeda de troca, por dois ou três campos de cultivo, que estavam desactivados há mais de 60 anos, servindo agora como fonte de alimento para a FNLO.
O inspector foi libertado perto da Malcata e encontrado 5 dias depois por um pastor que por ali passava. Sobreviveu.
Durante a entrevista, fomos sempre afastados das ruas, pela guardia, não nos era permitido passear pelas ruas, parecemos quase criminosos, garante José Pimentel, um Português que se moveu para Olivença durante o ano de 2001, sendo constantemente , mal tratado por toda Olivença, " Parece os tempos do Franco! " diz Cesário Ayamonte, um dos poucos Olivenses de origem espanhola, que nos concedeu alguns mintuos de conversa.

Como podem ver, Olivença é , actualmente, uma região perigosa e amedrontada pela possibilidade de cair em mãos Portuguesas, e parece que gostam de assim viver.
As FNLO lutam bravamente todos os dias, todos os dias do ano, para pôr cobro a esta injustiça.

Sem comentários: