Domingo, 29 de Janeiro, 2006, aconteceu novamente. Não e' que eu me lembre da última vez, mas e' o que dizem os mais velhos.
Cinquenta e dois anos depois, voltou a cair neve em Lisboa, e por todo o país, foi uma autêntica surpresa, aliada ao frio gélido, que se fez sentir.
O país ficou em festa, a neve trouxe mística, nostalgia e trouxe os sonhos, sonhos que são sempre coisas boas, as crianças que nunca viram neve, ontem puderam vê-la da janela de casa, ou talvez tenham ido á rua brincar com o gelo, que rapidamente congelava as nossas mãos, as crianças que apenas tinham visto na Serra da Estrela, puderam agora sentir bem de perto, durante um dia, o verdadeiro sonho , bem perto de cada um de nós, um pouco por todo país.
Mal eu sabia, em sono profundo, ja' bem depois das 14h , dormia depois de uma noite longa, e ainda pelo meio de alguns sonhos conturbados, que talvez não passem disso mesmo... minha mãe entra no meu quarto e diz : Anda á janela, que está a nevar!
Levanto-me em 2 ou 3 segundos, e tal não e' meu espanto, que estava realmente a nevar! Eu ja' tinha visto neve muitas vezes em Portugal e no estrangeiro, mas confesso, os meus olhos, um pouco de cada vez, começaram a encher-se de lágrimas, com tanta gente na rua, nos subúrbios de Lisboa, coberta de neve, famílias na rua a apanhar gelo do chão e dos carros cobertos desse fenómeno, um verdadeiro hino á alegria.
Rapidamente me apressei a ir buscar a minha máquina fotográfica, e tirei uma série de fotos, que jamais pensei ver da minha janela de casa, e em 5 minutos, eu estava na rua..
Neve ficará sempre, pelo menos espero eu, que fique sempre associada a coisas boas. Belas paisagens, montanhas, lagos gelados, ao frio, ao Natal..
Por pouco, não teriamos um Natal " como mandam as regras ", um país coberto por uma coisa branca, as arvores deixaram de ser verdes, para passarem a estar brancas. Seria giro.
Na rua, tirei algumas fotos, que ficam certamente para a prosperidade, brinquei com a minha cadela, e pensei que no cimo da Serra da Amoreira, em Odivelas, talvez...estivesse bem mais bonito que na zona mais em baixo.
Chegado ao topo da serra, maravilha das maravilhas, um autêntico espanto, cenário épico, digno de um filme, ou melhor, digno da Serra da Estrela.
Ali tudo estava totalmente coberto de neve, ate' a minha máquina estava cheia de neve, á medida que ia tirando fotos.
Depois de isto tudo, fiquei a pensar : " Será que quando chegar a casa, vai haver prendas ? "
Tal não era o espírito, e acredito que o pensamento de muita gente por esse país fora. Este e' o efeito que a natureza pode ter sobre nós,a de embelezar a paisagem, embelezar a nossa vida, nem que seja por um dia, e que alimentam os sonhos de cada um de nós, qualquer que seja a nossa idade.
Hoje, ja' na segunda feira, de regresso ao trabalho, fica a sensação, que soube a pouco, neve ou gelo, ja' não ha', o frio mantem-se, mas fica apenas na memória, que a felicidade existe, e os sonhos de verdade, também.
Talvez daqui a 52 anos, ca' esteja para vos dizer, um texto semelhante a este, quem sabe ;)
segunda-feira, janeiro 30, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
eu tive lá e ainda não acredito nessas fotos Lol Incrível... Só aguentei 5 min fora do carro, pk devido à inexperiencia em cenários com neve, não fui devidamente agasalhado. Comi 10 kilos de flocos, por momentos senti-me maneta e ia ficando ca makina ensopada... AWESOME! Quero mais Lol
Soberbo, eu so' vi mesmo na Serra da Estrela, aqui não neva!
Enviar um comentário