Venho falar-vos sobre futebol, um tema que toda a gente pode discutir, e e' precisamente esse o problema ...
Toda a gente pode discutir ? Comigo, não.
Para ja', vou-vos dar o modelo de pessoa que possa discutir bola.
99& das Mulheres, fora. E' impossivel alguém que apenas sabe dizer : " glorioso slb campeoes " possa discutir algo sobre futebol.
Mulheres de fora, passo ao homem, obviamente um tema para homens discutirem, no cafe', a beber cervejas e comer tremoços.
Não vale ser ferranho do seu clube, não vale dizer 10000 vezes " 18 anos " , não vale dizer " azia " , não vale dizer , 1678 campeonatos, 453 taças de PT, 39084728 Finais da taça dos Camp. Europeus.
Ate' aqui seria perfeito ... mas faltam outros requisitos, tais como, saber muito sobre campeonatos passados, estrangeiro e nacional, Mundiais de Futebol, Ligas dos Campeões, etc.
Quem venceu a Taça UEFA em 1996 , em que país se realizou o mundial de 1982, qual era o guarda redes mais internacional pela suécia , coisas assim , isto sim e' saber.
Nada de tácticas, nada de dizer que o Nuno Gomes e' o maior, nada de falar bem do Ronaldinho Gaucho, pa ver anuncios da Nike, jogo ao FIFA Street Soccer.
Isto e' uma lição para todos os Henriques Calistos de sofa' e os Luis Campos por ai fora ( agora senti-me um grande mister confesso ).
Por exemplo saber a equipa do BArcelona em 1996, a do Real Madrid em 1992, coisas assim, são bonitas ! Qual Zidane qual quê, qual Iker qual quê, Buyo meus amigos.
Dizerem-me nomes como Lopetegui, sim ! Victor Valdez ? Poupem-me. Quem me fala de Jonas Tern, ou Matts MAgnussen, para mim percebe mais de bola, que falarem-me do Mantorras, ( aka preto )
Falarem-me de jogadores ingleses, como Steve Bruce, Brian Sinclair, Cobi Jones, Thomas Dooley, isso e' mitico ! Inicio dos 90's, qual Cristiano Ronaldo qual quÊ ...Qué isso ?
Quem não se lembra do Colombia - Camarões, o Higuita perde a bola no meio campo, e o Roger Milla marca golo, prai aos 42 anos de idade, em pleno mundial de 1990 em Itália. Coreia e Japão 2002 ? Maior fiasco de sempre...
Que e' que foi o Euro 2004 ? Portugal levado ao colo, para depois ser derrotado pelos Gregos ? Ainda por cima 2 vezes, e mesmo assim dizem que os Gregos não mereciam ganhar? Mau perder ? Hum ?
Euro Euro, foi o Euro 96, vejam so' , dupla de ataque... Domingos....Sa' Pinto... querem melhor ? Helder , Fernando Couto ... depois os chapelões de Poborsky e Suker ao Schmeichel, isto foi futebol.
Ninguém parava aquela Croácia, tanto que no mundial seguinte,com Prosinecki, Vlaovic, em 1998, so' foi parada pela França, também levada ao colo ...
Falar da Croácia e' saber de futebol, agora falarem-me da selecção de Itália e Inglaterra ? Essa merda passa todos os dias no telejornal pa..
Uma das minhas paixões de sempre, foi a selecção Argentina, para mim, a melhor de sempre, e a melhor actualmente, ( e' incrivel o BRasil continuar em 1º no ranking ).
Todos os anos, todos os mundiais, desde o 1º dia, a Argentina tem a melhor escola de futebol, com maior qualidade do mundo, os jogadores argentinos, que vão para a Europa, arriscam-se a tornar demasiado talentosos..
Raça, força, dedicação, são as capacidades dos Argentinos, nada ao estilo do Brasil, que preocupam-se mais com fintinhas e mais não sei quê ...
Maradona ? Não falo sobre Deus, porque não acredito em Deus... Simplesmente isso.
Agora outro tema, o que e' um fora de série ? E' alguém unico...poucos como ele.
Maradona sim, Pele' sim, Ronaldo sim, ( peço desculpa por colocar Ronaldo junto destes 2 )
Tudo bem ate' aqui.
Figo e' fora de série ? Sim e'. Alguém tem duvidas ? Eusébio, Platini, Charlton, Liniker. Não digo mais ..
Agora o pior vem ai ....
Sera' que estes, por nem toda a gente os conhecer, não são foras de série ?
Vão-me dizer que o Batistuta não e' um fora de série ? Cantona' ? Giggs não e' génio ? Maldini foi ? Ah e' so' avançados ? Esta' bem.
Sim tudo bem, mas eu depois penso, que comparando com Maradona, ninguém e' ninguém, so' existe Maradona mesmo. Se e' que me perceberam.
Qual Caniggia qual quê ... Pa mim Rivaldo era um génio, excepto o problema de ser brasileiro, e contentar-se em receber 90 mil contos por mes, e andar sempre a fingir lesões.
Raúl e' génio ? Claro que sim, mas jamais sera' um dia um Deus.
Zolas , Gullits, Rijkaards , Koeman, Zicos, Bebetos, Romário ... Este' e' fora de série, a seguir a Maradona, atenção, na minha opinião.
Viallis, Zola , Cruyff , Butrageño. Baggio, Stoichkov ? Isso sim !
Gostava muito de ver o Asprilla jogar... ( achei importante dizer isto ). Se alguém me disser apenas : Kanchelskis. Sou uma pessoa feliz.
Quero comentários .... Obrigado. Espero que um dia compreendam o futebol, ( GRaças a Deus ) tal como eu o tento compreender, futebol a sério, não são Super Ligas Galp Energias ..
Ass: Paco Fortes
quinta-feira, junho 23, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
LOOL, por acaso curtia saber cenas interessantes da histo'ria dos desportos, NBA e futebol incluidos.. Este post e' mm p esses lamps d merda, q ganham uma Superliga 11 anos dps e andam ai p morrer como se fosse um feito historico. Ainda hj dizem, "CAMPEOES, CAMPEOES!" bah.. man, no dia em q perdemos com a Grecia na final do Euro 2004 por 1-0, tavamos nos todos fodidos, no fim aparece 1 lamp q a gente conhece e diz p outro q la' tava q tb e' lamp: "Ah, nao podemos ver as coisas pelo lado negativo, ate' pq temos la' (no Benfica) um campeão europeu, o Fyssas!" Foda-se, ate' o outro lamp q la' tava fikou com nojo, mas isto e' uma merda q s diga? Maze' q con... lembro-me do Euro 1996, houve grandes jogos de futebol. Lembro-me tb do Mundial de 98, tinha 9 anos e nao saia d casa, smpr a ver jogos e o crl, foi d+. Mas nao tiro o merito ao Euro 2000 q foi grande, assim como o d 2004, q so' teve grandes jogos la' para o fim... Agora o Mundial 2002? FODA-SE!
O senhor trigger enuncia :
epa .. nem sei por onde começar..penso que vou optar pelo inicio (uma escolha bastante viável) epa tá bem maradona é deus, isso é indiscutivel , god above de certeza. mas Caniggia tb era grande senhor..Claudio Caniggia e Diego Maradona era a dupla maravilha e o resto é merda. epa .. o verdadeiro futebol morreu aos anos , hj é so putos que levam treinos nos cornos desde chavalos e que so aprendem a dar toques na bola, levam com uma brisa nos entrefolhos e ja andam a varrer relva..(agr assombra-me o ódio..) é bonito de se ver e tal , mas o futebol nao foi feito para meios-queques que curtem dar pinchos sobre a bola a espera de trocar os olhos ao adversario..nc vi o senhor Diego feito homosexual aos pinchos na bola e no entanto eram poucos os defesas que o paravam..grande senhor da bola..portantos metam o Cristano Ronaldo no bolso e começem a jogar o verdadeiro futebol, o duro e puro sem pinchos e malabarismos..essa merda é ali ao virar na esquina, +- à beira da arrábida no Cardinali..Seal , grande técnico futebolistico , no futebol, para onde o mourinho vai , já la o seal deu aulas..grande homem. *
sim senhor, bom post
os gajos das tabernas nao sabem nada sobre futebol(incluindo eu).
foi bom e nao tenho mais comentarios
*
bem eu devo ser das pessoas k menos devia falar sobre este assunto... :\
vejo pouco futebol internacional :( mas enfim...
concordo com td o k foi dito... sou do scp... e embora seja como tds os adeptos kd perde fiko lixado... gosto de ver bons jogos... com futebol bonito ;) n gosto de ver a minha ekipa a ser levada ao colo... este ano vi a minha ekipa a fazer alguns jogos a jogar bem e a perder... fikei triste... mas com a certeza k ainda tinhamos algo a dizer ;) acreditei ate ao final...
para os lamps so tenho uma duvida... voces têm a certeza k kerem o nuno gomes na frente de atack? fdx... Mantorras? OMG!! eu keria um helder postiga ou o outro k ag n me lembro do nome k ta a jogar a sub-21 na selecçao , gostava msm de os ver no scp :x
é mt fdd kd uma ekipa depende exclusivamente dum jogador.
o scp dispensou um jogador k para mim ainda fazia mais uma epoca na boa o Sr. Pedro Barbosa, mt gente diz "ta velho", "n joga nd", "é lento"... para mim um bom jogador n é so akele k finta... e sabe levar a bola para a frente... tb é akele k sabe guardar a bola no pé sem a perder. VAMOS SENTIR A TUA FALTA!
sem mais :*
Tens que começar a escrever frases com princípio meio e fim, e que se interliguem umas com as outras.
Quanto à história do futebol agradam-me várias equipas: O Brasil de 70 liderado por Tostão (e não por Pelé). O Brasil de 90 era uma grande equipa, apesar de não ter grandes nomes, como de 94, mas praticava um futebol mais rápido, mais técnico e mais vistoso. Só foi parado pela Argentina, num jogo em que criou 13 oportunidades de golos e a Argentina criou apenas uma: que deu em golo, de El Passaro Caniggia, apos jogada de Dieguito.
Ainda a nível de selecçoes gosto da Argentina actual, que poe em prática o estilo de futebol "toco, e me voy", em que os jogadores passam rapido e desmarcam-se para receber. O Brasil demora a passar e ninguem se desmarca para receber. Quanto à Itália de 90, nunca uma selecção tao fraca tecnicamente tinha feito sonhar tanto um país. A entrega dos jogadores e o momento fulgurante de forma de Schilacci(que começou o Mundial a suplente, o titular era Andrea Carnevale, companheiro da branca de Maradona) compensaram essas lacunas.
A nível de clubes, destaco a melhor equipa do início dos anos 90 da Europa. Não foi o Milan, não foi o Barcelona, foi o OM. Depois de em 91 ter sido derrotada na final da Liga dos Campeoes( entao Taça dos Campeoes) pelo sensacional Estrela Vermelha, onde pontificava o Macedonio (entao jugoslavo) Darko Pancev ( jogador que nao teve exito nas suas experiencias europeias, entre as quais no Inter - chegou a falar-se no Benfica ), já 2 anos decorridos não teria contemplaçoes com o então tubarão AC Milan. Basile Boli, internacional frances, marcou o golo decisivo, numa equipa em que se destacava a defesa, liderada por si, e ao lado de Di Meco e Marcel Desailly ( uma exibiçao que no ano seguinte lhe valeu uma mudança para o Milan, onde Capello o adaptou com sucesso a médio), à frente de Fabien Barthez, então com cabelo e com cenário à Paulo Catarro, so que à tijela. No ataque, destacavam-se Rudi Voller e Alen Boksic, dois avançados de grande categoria.
A finalizar, não podia passar ao lado de duas equipas espanholas míticas: O Barça de meados de 90, o chamado "Dream Team" e o Atlético de Madrid de finais de 90.
Quanto ao Dream Team, uma equipa treinada por Cruyff, que assentava num futebol rapido , curto e dinãmico, tinha na baliza um importante pilar: Andoni Zubizarreta, hoje prestes a ser ultrapassado por Casillas em numero de internacionalizaçoes. A defesa era normalmente liderada por Koeman, a seu lado, na marcação, jogava Miquel Nadal. À direita Ferrer, à esquerda Sergi. Ah frente da defesa pontificava 1 dos 2 estrategas da equipa- o mais recuado- Pepe Guardiola, à sua frente, na area mais avançada de organizaçao jogava o craque da Equipa Michael Laudrup. No apoio ao meio campo, Bakero era um jogador fabuloso, pena que muitas vezes jogasse guillermo amor, um jogador de nivel muito inferior aos restantes. No ataque quem fazia a diferença era Romário e Stoichkov. Na sua ausencia Beguiristain e Salinas eram tambem jogadores de alguma qualidade capazes de fazer alguns golos.
Quanto ao Atletico de 97, equipa campea de espanha e vencedora da taça do rey, destacaria sobretudo o treinador, radomir antic, uma vez que conseguiu fazer duma equipa sem grandes valores individuais, uma equipa campeã. Em campo jogava ainda o guarda redes Abel, Donato era o lider da defesa, Vizcaino e Caminero limpavam o meio campo e davam uma grande ajuda a Pantic no transporte de bola. Na frente Kiko fez a época da sua vida e o Atleti foi pela ultima vez campeao, num ano em que o Real Madrid começava a ressurgir depois de 2 ou 3 epocas de crise.
Enviar um comentário